top of page

Forminhas, você sabe qual utilizar?


Hoje em dia encontramos uma variedade de forminhas, desde tamanho, formas, texturas e as personalizadas também. E assim usamos as forminhas como parte da decoração da mesa. Muitas vezes ficamos na dúvida de qual tipo e qual tamanho usar. Vou esclarecer um pouquinho aqui para vocês.




Vou começar falando das forminhas simples em formato de copinho.

Quanto maior a numeração, menor será o tamanho da forminha. Esse tipo de forminha é possível encontrar de cores variadas e hoje em dia também encontramos a ¨forminha flor¨.


Numerações:

Número 3: 3 cm de base e 2 cm de altura, essa é muito usada em docerias pois cabe o brigadeiro grande.

Número 4: 2,5 cm de base e 2 cm de altura, cabe um docinho de tamanho médio de mais ou menos duas mordidas.

Número 5: 2 cm de base e 1,5 cm de altura, conhecida como tamanho festa é a mais usada nas festas infantis.

Número 6: 1,5 cm de base e 1,5 cm de altura, é a menorzinha e algumas doceiras utilizam para degustação de doces.





Forminhas de papel em formato de caixinha.

Essas são muito usadas hoje em dia, trazendo um toque a mais na decoração das mesas. São cortadas em máquinas e podemos compra-las prontas ou então podemos encomendar personalizadas com o nome e idade do aniversariante por exemplo. A variedade das personalizações dessas forminhas é imensa, podendo personalizar o tema da festa, cores e personagens.

Muitas vezes utilizamos primeiro as forminhas simples de copinho como base do docinho e depois colocamos dentro das caixinhas de papel. Assim o docinho fica mais seguro, evitando que ele role de um lado para o outro dentro da caixinha de papel.





Forminhas de papel crepom e tecido.

Essas também são comuns, porém encarecem mais o orçamento. São feitas manualmente e requer mais tempo e mais cuidado do que as caixinhas de papel.

Elas trazem um toque mais fino as mesas de doces, são muito usadas nas festas de debutantes e casamentos, mas é claro que também podemos utilizar em qualquer comemoração.

Muitas das de tecidos tem um formato mais fechado como o botão de uma flor e assim acomodamos o doce dentro, já as de papel crepom são mais abertas, mas também imitam uma flor. São simplesmente lindas!




Para acomodar os docinhos algumas confeiteiras gostam de utilizar os tapetinhos para doces, nada mais é do que um plástico para que o doce não tenha contato direto com a forminha.

Esses tapetinhos deixam as forminhas ainda mais bonitinhas, pois parecem um babadinho, trazendo um toque a mais para a decoração. Podemos utilizar o tapetinho junto com qualquer forminha que eu apresentei a cima.




Essa foi a minha dica sobre as forminhas e suas formas e tamanhos. Espero ter esclarecido um pouco suas dúvidas quanto a isso. Fiquem de olho e aguardem mais dicas! Beijosss

33E9F542-A321-4254-996B-8712BADA8882_edi
bottom of page